Elementos

Elementos:

Espirito:


 Nós somos a ponta da estrela de cinco pontas, o pentagrama.
  Nós somos a quinta essência, aquela que transcende e engloba todos os quatro elementos.
  O pentagrama representa os quatro elementos ( terra, água, fogo e ar), sendo guiados pelo quinto elemento, o espírito ou ether.
  O pentagrama se tornou um dos maiores símbolos da Magia, onde a energia do espírito controla as quatro energias formadoras da matéria.
  O pentagrama foi adotado como símbolo da Deusa e do poder feminino, pois os antigos astrônomos acreditavam que o planeta Vênus (deusa da beleza, arte e harmonia na mitologia romana) fazia uma órbita no céu em forma de estrela, numa visão geocêntrica.
  Também foi utilizado pelos antigos templários como símbolo de abundância e riqueza.
  Foi estudado por Pitágoras e seus seguidores como o emblema da perfeição, e Leonardo da Vinci usou o pentagrama como a representação do homem de pernas e braços abertos.
  No Universo, todas as coisas e seres já constituídos são forças extremamente sutis,magnéticas e fluídicas e existem com a finalidade de harmonizar e equilibrar a Vida Cósmica, numa ascensão progressiva do inconsciente para o consciente, da matéria para o espírito, da simplicidade para a multiplicidade, e desta para a Unidade, ou seja a Perfeição.
  As forças sutis dão origem aos quatro elementais, a saber:
- gnomos ou duendes, elementais da terra que vivem no primeiro ether;
- ondinas ou ninfas, elementais da água que vivem no segundo ether;
- salamandras, elementais do fogo que vivem no terceiro ether;
- silfos ou sílfides, elementais do ar que vivem no quarto ether.
  As ações e reações dos  elementais dão origem às vibrações.
  Na fase primária, estas vibrações começam suas vivências nos minerais, chamadas de vivências cristalinas dos gnomos ou atômicos para a formação de átomos que constituirão o indivíduo, indo de uma simples vibração num pequeníssimo átomo de areia até a formação de um magnífico diamante.
  A fase secundária da vibração se processa no reino vegetal.
  Os vegetais são formados pela transformação dos minerais, dos quais dependem para suas vivências.
  As vibrações necessitam da umidade para suas transformações e, por isso, chama-se de vivências úmidas das ondinas do segundo ether, para a formação do indivíduo, indo de uma simples forma de cogumelo até as seculares e gigantescas árvores de nosso planeta.
  A fase terciária da vibração começa nos animais, que são formados pela transformação dos minerais e dos vegetais para suas vivências, indo de um simples vírus até o animal mais inteligente e assemelhado ao homem.
  Esta fase, conhecida pelo nome de vivências dos sentidos e das percepções do terceiro ether, tem a ação destacada das salamandras que através de suas forças elétricas e magnéticas conferem aos animais duas qualidades: a inteligência e o instinto.
  A fase quaternária da vibração é iniciada no homem primitivo e é chamada de hominal.
  Nesta fase, a vibração está vivendo no plano mental ou quarto ether, sob a influência mais atuante e forte dos silfos que através do raciocínio consegue se distinguir das vibrações anteriores.
  No quarto plano, o indivíduo experimenta desenvolver a sua parte superior, despertar a sua consciência para a libertação dos planos inferiores, para que através do seu intelecto, ele possa ir em busca do seu aprimoramento.
  Finalmente, chegamos no quinto Plano, conhecido como Ether ou Askash onde o Espírito do Ser integra todos os elementos, apesar de ser o mais sutil deles. 
  A centelha ou essência divina é o  "gene espiritual", a semente de luz plantada no ser humano pelas divindades e que constitui o elo de ligação entre o plano humano e o divino.
  É o aspecto onisciente, todo-poderoso, invisível e imortal do Ser, a fonte secreta de percepção e consciência, a nossa sintonia com o divino.
  Trabalhar os quatro elementos dos quais somos constituídos significa acessar quatro eus diferentes que nos instigam o tempo todo.
  Através desses quatro portais, interagimos com os diferentes níveis de consciência.
  Toda a nossa trajetória de vida tem um sentido alquímico.
  Todos os recursos para a verdadeira transmutação estão dentro de nós.
  O quinto plano, a transcendência, a quinta essência, a sutileza do Grande Espírito é o que almejamos.
  O saber e o entendimento dos símbolos são instrumentos  de auxílio para iluminação e para o desabrochar das nossas infinitas possibilidades.
  Todo trabalho de auto-conhecimento nos permite encontrar a plenitude do que podemos, do que queremos e do que devemos ser.

A runa da semana é
Mannaz

  "Man" em inglês e alemão, significa "homem" e o poder dessa runa possibilita o auto-conhecimento, trazendo mais significado e propósito para a existência humana.
  Mannaz é vista como a runa da humanidade, mas na verdade, ela é a semente da divindade existente no ser humano, a força que lhe dá motivação para busca da perfeição.
  É esse poder divino, que reside e é inerente ao Eu, que procura a expressão externa, a manifestação na vida diária e a realização transcendental.
  Mannaz é o símbolo da ligação genética entre a humanidade e os deuses, da união harmônica e complementar entre o espírito, o corpo e a mente.
  Mannaz também favorece a integração social e reforça o espírito comunitário, ampliando a capacidade de colaboração individual dentro de um grupo e possibilitando a interação do homem com a Natureza, o meio ambiente e os seres da criação.

Mentalização da semana

  Nesse nosso mundo dual, complexo e relativo, vamos apostar no SIM.
  Vamos acreditar no Possível.
  Vamos dispor desses processos energéticos dinâmicos que existem além do tempo e do espaço, eternamente presentes e ao nosso alcance.
  Dispomos de uma habilidade inata, recebida como um dom divino que nos possibilita ir além dos limites da consciência cotidiana.
  Podemos e devemos alcançar um estado transcendental de expansão, ampla percepção e compreensão.
  Podemos nos curar, reverter o mal, remover amarras, acalmar tempestades e realizar o milagre da verdadeira transformação.
  Que nossas energias sejam sempre canalizadas para a positividade.

  DESPERTEMOS!


Ar:


O Ar é o elemento do intelecto, é a realidade do pensamento que é o primeiro passo para a criação.

Magicamente falando, o ar é a clara, perfeita e pura visualização que é uma poderosa ferramenta de mudança. Ele é também o movimento, o ímpeto que manda a visualização na direção da concretização.

Ele governa os feitiços e rituais que envolvem viagem, instrução, liberdade, obtenção do conhecimento, encontrar itens perdidos, descobrir mentiras e assim por diante. Ele também pode ser usado para ajudar no desenvolvimento de faculdades psíquicas.

Feitiços envolvendo o ar geralmente incluem o ato de colocar um objeto no ar ou deixar cair um objeto do alto de uma montanha ou outro lugar alto para que o objeto realmente se conecte fisicamente com o elemento.

O ar é masculino, seco, expansivo e ativo. É o elemento que se sobressai nos locais de aprendizagem e nos quais ponderamos, pensamos e teorizamos.

O ar governa o Leste pois esta é a direção da maior luz, a da luz da sabedoria e conscientização. Sua cor é o amarelo do sol e do céu na aurora.

O ar governa a magia dos quatro ventos, de concentração e visualização e a maioria das magias adivinhatórias.



O Ar é um dos quatro elementos que compõem o planeta Terra: (Água, Terra, Fogo e Ar). O espírito da natureza do Ar é o silfo. No Zodíaco seus signos astrológicos são Libra, Aquário e Gêmeos. É simbolizado na alquimia pelo triângulo com a ponta voltada para cima, cortado por um traço na horizontal.

O ar é considerado um símbolo sagrado.

Muitos rituais são realizados na presença de um símbolo deste elemento. Seja em forma de incenso, ou mesmo simplesmente representado por uma pena.

 o ar tem alguns poderes especiais. O ar é um dos "tatwas" (cinco elementos básicos da natureza). assim como o incenso e as penas.
Responsável pelo equilíbrio (neutralização) entre os efeitos passivo e ativo do fogo e da água. Como um intermediário, o princípio do ar herda do fogo o calor, e da água a umidade. Essas características conferem ao princípio aéreo, também, duas polaridades: a positiva (de doação da vida) e a negativa (exterminadora).

Sendo o elemento mais ligado ao espiritual, normalmente seus nativos são equilibrados, e possuem grande inteligência. Os nativos do Ar valorizam a harmonia, justiça e a beleza. Embora Gêmeos, Libra e Aquário não possuam muitos traços em comum, eles preferem sonhar com um mundo ideal do que buscar a realidade.

Signo de Gêmeos:

As pessoas nascidas sob esses signos são espertas e pensam rápido, lidando com o abstrato e o incerto muito bem. Se você estiver com alguma dúvida ou dilema, são eles quem você deve procurar, já que adoram analisar, ponderar e chegar a resultados. São ótimos amigos e sabem se colocar no lugar dos outros, tendo, assim, uma perspectiva e uma visão de mundo adaptáveis e misericordiosas.

Signos do Ar são muito comunicativos, idealistas e curiosos, apreciam a companhia das pessoas e o conhecimento e informações que elas trazem. O mundo, para esses signos, é um lugar maravilhoso e cheio de coisas novas a serem descobertas.

Mas não se iluda com a aparente calma destas pessoas. Eles podem ser leves como uma brisa ou violentos e intempestivos como um tornado, depende de como você lida com eles. Eles podem ser muito tranqüilos, mas uma vez ofendidos ou contrariados, seu equilíbrio se quebra e eles partem para o ataque.

Gêmeos é o signo mutável do ar, regido por Mercúrio, que preza a união dos opostos que se complementam, a interação entre mundos diferentes e a comunicação. Os geminianos são os mais agitados do elemento Ar. Gostam de esportes e, diferentemente dos Librianos e Aquarianos, preferem fazer turismo pela própria cidade natal do que permanecer em casa num sábado.

São espertos, eloquentes. Gêmeos é um signo extremamente comunicativo, e é muito difícil ver um Geminiano que, de alguma forma, não se destaque pelo que sabe ou pelo que diz. Os nativos desse signo são adaptáveis, sempre acham alguma forma de "sobreviver" às intemperanças da vida. Isso o ajuda evitar conflitos em relacionamentos, a conquistar algo ou alguém, ou ainda a conhecer algo que é novo para ele.

Gêmeos se interessa por tudo que enriqueça o conhecimento, porém difere de Aquário, sendo que enquanto o último se preocupa com situações complexas, Gêmeos prefere algo mais prático e rápido. Gêmeos também difere de Libra sob o ponto de vista dos relacionamentos. Libra tende a procurar a beleza em todos os níveis, enquanto que Gêmeos não se preocupa com ela. Para o Geminiano há muito mais beleza em alguém que é inteligente e cheio de idéias do que em alguém que possua um corpo bonito. Para o Geminiano a beleza é relacionada ao ser, enquanto que para o Libriano ela está vinculada ao que a pessoa tem ou parece.

Geminianos adoram a liberdade, e não gostam de se sentir presos, pressionados ou manipulados. Precisam de movimento, mas de um movimento que eles mesmos regulem! Alguns Geminianos podem ser infiéis, mas nem todos o são. Gêmeos é um signo duplo, o que dá ao nativo desse signo uma capacidade particular de ver as coisas, por isso eles sempre conseguem ver "os dois lados da moeda". Mas isso pode levá-los a ser levianos, se não forem equilibrados.

Gêmeos pensa muito, tem muita aptidão para os estudos, pode ter tendência a ser tagarela e por vezes fofoqueiro. Seu humor é instável, e algumas pessoas dizem que os Geminianos possuem dupla personalidade, mas isso não é verdade. Gêmeos apenas representa os opostos que vivem juntos e se complementam, e os geminianos vivem isso com mais intensidade do que os demais signos.

Signo de Libra <3 :

É o Signo Cardinal do Ar, regido por Vênus, responsável pelo equilíbrio, beleza e justiça, e preza a harmonia. Embora não goste muito de tomar decisões e iniciativas, o Libriano adora dar bons conselhos para os outros, e é capaz de se dar bem com todos os signos, devido à paciência na hora de ouvir e ajudar os outros. Os nativos deste signo são belos, inteligentes e gostam de alguma atividade artística, sendo leitura, música, pintura ou desenhos, e são muito dedicados e talentosos no que pretendem.

Librianos, via de regra, possuem um humor mais estável que Aquário e Gêmeos, sendo isso algo muito positivo. São alegres, adoram viver os prazeres de uma forma geral. Nem sempre os esportes o atraem, os librianos são amantes e não atletas! Se impressionam muito com a beleza exterior das pessoas, e isso pode ser bom ou ruim, dependendo do valor que atribuem à isso. Fato é que Libra sempre está onde a beleza se encontra. Librianos mais maduros psicologicamente conseguem se encantar mais com a beleza interior das pessoas, porque esta não é transitória.

Normalmente possuem sorte em todos os períodos de sua vida, mas muitas vezes se desequilibram, e perdem a alegria e extroversão que normalmente possuem. Quando isso acontece, nada melhor que um descanso em almofadas confortáveis, uma boa música e nenhuma confusão por perto. Nestes períodos de desequilíbrio, preferem o silêncio e se afastam das pessoas, mas quando retornam ao bom humor, são alegres, prestativos, conselheiros e agradáveis.

Se sentem bem em ambientes limpos e bonitos, são um tanto ambiciosos, persuasivos e valorizam muito a justiça. São inteligentes e possuem um bom raciocínio, mas não se destacam tanto quanto Aquário e Gêmeos nesse campo, isso porque Librianos não são necessariamente estudiosos ou interessados em conhecimento, eles apenas absorvem muito bem o que aprendem. Libra se destaca mais no campo dos relacionamentos, em especial do amor e amizades.

Libra é um signo dado à relações, por isso os Librianos gostam de lidar com pessoas. No amor tendem a ser um pouco românticos, expressando seus sentimentos através de músicas, poesias e etc. No entanto, Libra pode algumas vezes ser uma pessoa sectarista, do tipo que constrói um pequeno grupo entre amigos com fortes afinidades e que se fecha à outras pessoas. Librianos podem se tornar pessoas intrometidas, arrogantes, chatas e pedantes se não procurarem o equilíbrio que o próprio signo representa.

Signo de Aquario:

Signo Fixo do Ar, regido por Saturno e Urano, que preza a consciência e as revoluções em todos os aspectos. Diferente de Libra, adora refletir e não possui muita ambição. Sonham com uma família perfeita, e não costumam viver grandes romances. Por outro lado são pessoas que cativam os outros facilmente por suas idéias diferentes, seu jeito extrovertido(ou introvertido) e amigável.

Aquário é um signo que se destaca pelo que é incomum. Aquarianos são amistosos mas não necessariamente sociáveis, gostam de independência, mas no entanto relutam em deixar aqueles que amam. São pessoas de personalidade forte. São ecléticos no que diz respeito a música, originais ao se vestir e se interessam por ciência, tecnologia, questões sociais que mobilizam o mundo (não é difícil encontrar aquarianos anarquistas!). Seu humor é um pouco instável porque gostam de mudar periodicamente suas estruturas e sua rotina. Aquário, embora seja um Signo Fixo, não gosta de se apegar muito as coisas e pessoas.

Gostam de assuntos ligados ao que é espiritual (de uma forma geral), seja por ceticismo, por gnosticismo ou por realmente acreditarem naquilo que a ciência não consegue explicar ou duvida.

Aquário é um signo que preserva muito a sua individualidade. Mesmo quando tem um grande número de amigos, o nativo de Aquário sempre irá manter e preservar aquela parte de si que apenas ele conhece. Além disso, Aquário também é muito independente, e desde cedo mostrará uma relativa autonomia. Isso também revela que Aquário é um amante da liberdade.

Estão sempre em busca da verdade, seja através da Física, da Matemática, da Química, da Biologia, da Religião ou dos métodos que ele mesmo inventou. Aquário adora criar, recriar, mudar, inovar. É diferente de Libra porque não gosta de se separar das pessoas. Pelo contrário, para Aquário, quanto mais pessoas, melhor! Se por acaso não gostarem de uma pessoa, os aquarianos não irão fazer a mínima questão de nada. No entanto, ao mesmo tempo que o nativo de Aquário gosta de ter muitas pessoas ao redor, ele se mantem distante e por vezes, gosta de ficar sozinho. Ele é assim, sociável e anti-social; Por vezes é frio e desafetuoso, mas tem grande amor pela humanidade e para com o próximo; Flexível e inflexível ao mesmo tempo. Ele tem características essencialmente contraditórias, o que faz desse nativo um imprevisível.

São também muito aéreos, e muitas vezes não prestam atenção no que as pessoas lhes dizem. No amor sempre querem liberdade, mas podem expressar um ciúme que é muito contraditório. Sua presença é sempre brilhante, de um jeito incomum e envolvente! Porém o nativo de Aquário também pode ser impertinente, rebelde, extravagante, indisciplinado e frio com os outros, caso não deixe seu coração se aquecer.


Elementais do Ar
Elemental é o nome esotérico dado aos espíritos existentes na natureza, também conhecidos como seres mitológicos. Dentre os elementais do ar que, segundo a crença pagã, seriam capazes de controlar o Ar e o representar, estão os silfos, as sílfides, as fadas, os elfos, a harpia e a serpente do mar. Em algumas crenças, os anjos também são considerados seres do Ar.


O Elemento AR
Qualidades: Quente e Úmida 
Energia alta, rápida e grande talento para estabelecer conexões. 
Todos os seres terrestres estão conectados, pois todos respiramos o mesmo ar. Isso faz com que esse elemento se torne coletivo. Pessoas com o signo de Gêmeos, Libra e Aquário compõem o elemento da mente, geralmente se adaptam com facilidade e são muito curiosos. Enquanto os signos de Fogo desejam algo, os de Ar idealizam as coisas imateriais. Possuem uma maneira impulsiva de agir, sentimentos artísticos, preferência pelas mudanças objetivas e tendem à distração. Esse indivíduo pode caminhar na neblina, sem saber como aplicar suas energias, ou pode ter sua mente tão clara como o ar antártico.

Àgua:
 

A água é o elemento da purificação, da mente subconsciente, do amor e todas as emoções. Assim como a água é fluida, constantemente mudando, fluindo, de um nível a outro, também são assim nossas emoções, constantemente se movimentando.

A água é o elemento da absorção e germinação. O subconsciente é simbolizado por este elemento, pois está sempre em movimento, como o mar que nunca descansa quer seja noite ou dia.
A água é o elemento da limpeza da purificação e também da energização. 
 A Água, na astrologia, é um dos quatro elementos que regem o planeta Terra (Fogo, Terra, Ar) e os signos de Câncer, Escorpião e Peixes. No zodíaco oriental, a água tem a cor preta, o animal é o tigre branco, tem norte como a direção, rege os 3 signos: Cão, Porco e Rato. Associa-se ao planeta da água e mensagem, O Mercúrio. Mercúrio rege apenas dois signos do zodíaco ocidental: Gêmeos e Virgem.
A água corresponde ao tattwa Apas, e é simbolizado pela lua crescente prateada.

Possui características opostas às do fogo, como o frio e a retração. Segundo a crença pagã, o fogo e água são os elementos básicos com os quais tudo foi criado. Creem, também, na existência de dois pólos deste elemento:

Pólo positivo (+): construtivo, doador de vida, nutriente e preservador;
Pólo negativo (-): desagregador, fermentador, decompositor e dissipador.
As religiões atribuem o bem ao lado ativo e o mal ao lado passivo; mas no paganismo, o qual se apresenta sem o maniqueísmo, o bem e o mal não existem, sendo apenas conceitos da condição humana.

Elementais da água
Elemental é o nome esotérico dado aos espíritos existentes na natureza, também conhecidos como seres mitológicos. Dentre os elementais da água que, segundo a crença pagã, seriam capazes de controlar o elemento água e o representar, estão as ondinas, as sereias, a hidra e o hipocampo.

Segundo outras crenças, acredita-se que a água tenha alguns poderes especiais, sendo um dos tattwas, os cinco elementos básicos da natureza.  A água é tida como um dos símbolos da Grande Deusa, assim como o cálice e o caldeirão.

Nas antigas tradições chinesas, a água é um dos cinco elementos, em conjunto com a terra, o fogo, a madeira e o metal.
Direção:   Oeste

Nome do Vento Oeste:  Zephyrus

Energia:  Receptiva, feminina

Signos:   Câncer, Escorpião e Peixes

Trabalho ritual: Emoções, sentimentos, amor, coragem, ternura, tristeza, intuição, a mente inconsciente, o ventre, geração, fertilidade, plantas, cura, comunicação com o mundo espiritual, purificação, prazer, amizade, casamento, felicidade, sono, sonhos, o psíquico, o eu interior, simpatia, amor, reflexão, marés e correntes da vida, o poder de ousar e purificar as coisas, sabedoria interior, busca da visão, curar a si mesmo, visão interior, segurança, jornadas.

Lugares: Lagos, rios, fontes, poços, praias, banheiras, piscinas, chuveiros, cama ( para dormir), spas, o oceano e as marés.

Cores: Azul, verde, azul-esverdeado, cinza, índigo, roxo, preto. 

Formas rituais: Diluir, colocar na água, lavar, banhar-se.

Natureza Básica: Purificante, fluente, curadora, suave, amorosa, movimento.

Fase da Vida: Maturidade

Tipos de magia: Mar, gelo, neve, neblina, espelho, ímã, chuva.

Tempo: Anoitecer

O Elemento ÁGUA 
Qualidades: Fria e Úmida 
Energia concentrada, lenta e grande talento para estabelecer conexões.
Assim como a Terra, o corpo humano é composto 70% de Água, o que nos leva a crer na importância vital deste elemento. Também é conhecida como solvente universal, ou seja, é capaz de dissolver mais substâncias que qualquer outro líquido conhecido por nós. Na astrologia, a Água pode ser simbolizada pela alma ou a emoção. Câncer, Escorpião e Peixes levam consigo as características deste elemento, o que significa sua sensibilidade e vulnerabilidade tão marcantes. Por isso, se não controlam suas reações emocionais acabam passando por freqüentes instabilidades interiores.





Terra:



Este é o elemento ao qual somos mais próximos, já que é nossa casa. A terra não representa necessariamente a Terra física, mas aquela parte da terra que é estável, sólida, da qual dependemos.

A Terra é o reino da abundância, prosperidade e riqueza. Ela é o mais físico dos elementos, pois sobre ela todos os três se apóiam. Sem a terra a vida como a conhecemos não existiria.

Trabalho ritual: O corpo, crescimento, sustentação, ganho material, dinheiro, nascimento, morte, silêncio, rochas, pedras, cristais, jóias, metal, ossos, estruturas, noite, riqueza, tesouros, rendição, força de vontade, toque, empatia, crescimento, mistério, conservação, incorporação, negócios, prosperidade, emprego, estabilidade, sucesso, fertilidade, cura, forças da natureza combinadas, abundância material, runas, sabedoria prática, força física, ensino.

Lugares: Cavernas, vales, canyons, florestas, abismos, campos cultivados, fazendas, jardins, parques, cozinhas, creches, porões, minas, buracos, tocas, montanhas.

Cores: Negro, marrom,verde.

Formas rituais: Enterrar, plantar, fazer imagens de argila ou areia, andar na natureza enquanto visualiza o que se deseja.

O Elemento TERRA
Qualidades: Fria e Seca 
Energia concentrada, lenta e grande talento para desfazer conexões. 
Touro, Virgem e Capricórnio compõem o elemento Terra. São signos providos de muita paciência e auto-disciplina, capazes de alcançar seus ideais com muita persistência. Esses signos tendem a confiar mais no raciocínio prático do que nas inspirações. Os signos deste elemento podem ser bastante cautelosos e convencionais, fazendo-os duvidar das pessoas com mente ágil. Suas principais características são: aplicação, concentração mental, esforço e espírito conservador. Acima de tudo, esses signos devem se preocupar mais em observar o mundo invisível, o mundo que não possui a forma concreta da Terra.

Fogo:


O Fogo é o elemento da mudança, vontade e paixão. Em um certo sentido ele contém dentro dele todas as formas de magia, pois a magia é o processo de mudança.

A Magia do fogo pode ser assustadora, os resultados se manifestam de forma rápida e espetacular. O fogo não é um elemento para os fracos. Entretanto, é o mais primal e por isso o mais usado.

Este é o reino da sexualidade e da paixão. Ele não representa apenas o fogo sagrado do sexo, mas também a faísca de divindade que brilha dentro de nós e de todas as coisas vivas. Ele é, ao mesmo tempo, o mais físico e o mais espiritual dos elementos.

Direção:   Sul

Nome do Vento Sul:  Notus

Energia:  Projetiva, masculina

Signos:   Áries, Leão e Sagitário

Trabalho ritual: Energia, espírito, calor, chama, sangue, vigor, vida, vontade, cura, destruição, purificação, fogueiras, lareiras, velas, sol, erupções, explosões, liberdade, mudança, visão, percepção, visão interior, iluminação, aprendizagem, amor, paixão, sexualidade, autoridade, a vontade de ousar, criatividade, lealdade, força, transformação, proteção, coragem, eu superior, sucesso, refinamento, as artes, evolução, fé, exercícios físicos, consciência corporal, vitalidade, autoconhecimento, poder.

Lugares: Desertos, fontes termais, vulcões, fornos, lareiras, quarto de dormir ( devido ao sexo), saunas, campos de atletismo, academias de ginástica.

Cores: Vermelho, amarelo, cores do fogo, laranja, dourado.

Formas rituais: Queimar, passar na fumaça ou derreter um objeto, erva ou imagem, velas e pequenas fogueiras.

Natureza Básica: Purificante, destruidora, limpadora, energética, sexual, forte.

Fase da Vida: Juventude

Tipos de magia: Vela, tempestade, tempo e estrela.

Tempo: Meio-dia.

Estação: Verão

Ferramentas: Bastão, lamparina ou velas, ervas ou papéis queimados.

Espíritos: Salamandras, dragões do fogo, a consciência das chamas.


O Elemento FOGO 
Qualidades: Quente e Seca 
Energia alta, rápida e grande talento para desfazer conexões. 
Não há quem não saiba o quanto o Fogo é de extrema necessidade para o homem. Aquece seu alimento, sua casa e oferece conforto. Porém é também um elemento perigoso se estiver fora do nosso controle, podendo causar danos irreparáveis. Em outras palavras, o elemento Fogo na astrologia representa a força do espírito. É o desejo da vida, a vontade de ser. Para os signos de Áries, Leão e Sagitário isto significa pressa, impaciência, ação individual, esperança, confiança em si próprio, paixões, desejo de vencer e honestidade. Os signos de Ar abanam as chamas do Fogo, fornecendo-lhes novas idéias, o que torna esses dois elementos compatíveis.


Pentagrama:
Estes 5 elementos formam assim o pentagrama:








Nenhum comentário:

Postar um comentário